quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"Zé Bombeiro"

Seu nome é Zé, uma das funções é ser Bombeiro. “Zé Bombeiro”
De uma fecundação de um óvulo com um espermatozoide, gerou-se um ser. Este ser, independentemente do seu género, cor, religião ou política, nasceu para o mundo.
Com ou sem dificuldades, cresceu. Aprendeu andar e a comunicar-se com os outros. Desenvolveu-se no meio de uma Sociedade, integrando-se na mesma.
O “Zé Bombeiro”, é um Filho, um irmão, um Pai, uma Mãe… 
Pode ser possuidor de aprendizagem Universitária como também pode ter o ensino Obrigatório.
Seu gosto pela ajuda ao próximo ou o sentimento de adrenalina, fez com que o “Zé Bombeiro”, recebesse formação para integrar em equipas, que vestem uma farda e para qual têm de ser Contorcionista.
Dentro de muitas tarefas que o “Zé Bombeiro” desempenha na sua vida quotidiana, ele é chamado para: acautelar medidas de segurança; levar alguém aos cuidados médicos; a Socorrer pessoas de doença súbita ou de trauma; a Extrair ou Desencarcerar alguém de um espaço confinado; apagar fogos quer sejam florestais, industriais ou mesmo urbanos; a Proteger Pessoas, Animais e bens; Expor-se a Tóxicos. Em suma, é alguém que tem a coragem de correr na direção de… onde muitos fogem.
“Zé Bombeiro”, um Ser Humano que se identifica com muitos outros. Tem o seu feitio, hábitos e uma Vida. Não é visto, não é conhecido e é rapidamente esquecido e ignorado, mal o seu serviço esteja concluído.
Por vezes, o “Zé Bombeiro” sofre. Só se lembram dele, quando necessitam.
Um dia, ele poderá não estar disponível…
Carreira de risco elevadíssimo, o “Zé Bombeiro” prefere deixar sua família, os seus problemas ou mesmo a sua vida diária para ir… Voltar? Volta sempre, agora de que maneira é que ninguém sabe. A sua renumeração, por vezes nem para aquecer dá, pois ele também tem gastos com a sua alimentação, medicação ou outras despesas.
O “Zé Bombeiro” é alguém, igual a tantos outros. Posso ser eu, tu ou ele… tudo depende de nós.

Trabalhos de Julho de 2017

Poderá encontrar estas e outras em: https://photoalmeida.pixieset.com/






































quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A vida da "Flor do Sol"


A "Flor do Sol" ou mais conhecida por "Girassol", plantada por altura da Primavera, com uma temperatura entre os 18º e os 33º.
Mediante a região da sua germinação, pode levar entre 80 a 120 dias, para amadurecer e ter novas sementes.
Tendo a sua origem na América do Norte, cultivada pelos Povos Indígenas para a sua alimentação, havendo relatos desde 1000 A.C. da sua utilização.
Pode atingir uma altura de 3 mt de altura e até 30 cm de diâmetro. 
Com a sua particularidade de ser Heliotrópica, ou seja, o caule gira, colocando a sua Flor, em direcção do Sol.
Em sua simbologia, a "Flor do Sol", representa a Felicidade. 
A sua Cromoterapia, amarelada ou com tons de laranja nas folhas, representa o Calor, Lealdade, Entusiasmo, Altivez e Vitalidade, reflectindo a Energia Positiva do Sol.
Isto tudo acontece enquanto Flor em Crescimento, Esbelta e Ornamental. Após este tempo, olha fixamente o chão.
Na Mitologia Grega, uma Lenda relata o seu surgimento.
A ninfa Clítia ou Clície, apaixonada pelo deus do sol Hélio, teria sido trocada pela ninfa Leucotéia . Sedentou-se no chão frio e seco, alimentando-se exclusivamente das suas lágrimas. Seu olhar, acompanhava o Sol mas, durante a noite, seu rosto se virava para o chão, continuando a chorar. Com o decorrer do tempo, e face ao seu sedentarismo, Clície ganhou raízes e se transformou numa Flor que seguia o Sol.